Exame (Nomenclatura Senne) Anti MA1, Liquor
Sinonímias
Painel paraneoplásico ANTICORPOS ANTINEURONAIS ANTI Ma1 no LCR
Exames Correlacionados
Painel paraneoplásico
Indicações
As síndromes paraneoplásicas são um grupo de doenças raras e a manifestação mais comum é a neurológica, porém podem afetar também o sistema endócrino, pele, sangue e articulações. Reconhece-se agora que muitas doenças do sistema nervoso central, consideradas anteriormente como doenças neurodegenerativas de causa desconhecida, apresentam em realidade etiologia autoimune.
Muitos destes casos ocorrem como um subproduto aberrante da resposta imune orientada contra neoplasia sistêmica, quadros denominados como Síndromes Paraneoplásicas (SPN), que são doenças de baixa incidência e que ocorrem de forma geral devido aos efeitos remotos de tumores malignos, embora muitos tumores estejam associados a elas, entre os mais comuns destacam-se, de pequenas células de pulmão, timoma, neuroblastoma, ovário, mama, testículo e o linfoma de Hodgkin.
Indicação: Na investigação da etiologia autoimune associada aos diversos distúrbios neurológicos.
Orientações e Preparo do Paciente
Não há nenhuma orientação especifica.
Não é necessário jejum.
Material de Coleta e Recipiente
Tubo estéril seco (sem aditivos ou anticoagulantes)
Instruções de Coleta
- Coleta de liquor deve ser realizada por médico treinado.
- Sempre observar se há contra-indicações para a coleta do LCR: Alteração no coagulograma, uso de medicações anticoagulantes, hipertensão intra-craniana, infeções no local do procedimento, agitação psicomotora do paciente.
- Amostra deve ser armazenada de acordo com acondicionamento para transporte.
Volume Necessário
1,0 mL
Volume Mínimo
1,0 mL
Acondicionamento da amostra para transporte
Até 30 dias congelado a -20ºC
Metodologia
Imunoblot
Restrição operacional
NA
Interpretação Clínica
Anti Ma1 e Anti Ma2: relacionados com Encefalite límbica, hipotalâmica e de tronco cerebral. Neoplasias associadas: Tumores de células germinativas do testículo, Neoplasia pulmonar de não pequenas células, Outros tumores sólidos.
A detecção de anticorpos pode auxiliar na investigação de diversos quadros neurológicos, como encefalite límbica, demência rapidamente progressiva ou encefalite de tronco cerebral que possuem origem autoimune e paraneoplásica e que geralmente estão relacionados a tumor testicular ou carcinoma de pulmão.
Valor de Referência
Não detectado
Prazo de Liberação
23 dias úteis
Disponibilidade
24h
Referências Bibliográficas
2. Lancaster E, Martinez-Hernandez E, et al: Clinical experience and laboratory investigations in patients with anti-NMDAR encephalitis. Lancet Neurol 2011;10:63-74