Exame (Nomenclatura Senne) Proteína 14.3.3, Pesquisa de
Sinonímias
NA
Exames Correlacionados
NA
Indicações
Auxílio diagnóstico de demências, diagnóstico de doença de Creutzfeldt-Jakob, acompanhamento de mielites.
Orientações e Preparo do Paciente
Não há nenhuma orientação especifica.
Não é necessário jejum.
Material de Coleta e Recipiente
Tubo estéril seco (sem aditivos ou anticoagulantes)
Instruções de Coleta
- Coleta de líquor deve ser realizada por médico treinado.
- Sempre observar se há contra-indicações para a coleta do LCR: Alteração no coagulograma, uso de medicações anticoagulantes, hipertensão intra-craniana, infeções no local do procedimento, agitação psicomotora do paciente.
- Amostra deve ser armazenada de acordo com acondicionamento para transporte.
Volume Necessário
1,0 mL
Volume Mínimo
1,0 mL
Acondicionamento da amostra para transporte
Congelado
Metodologia
Western Blotting
Restrição operacional
NA
Interpretação Clínica
A presença de proteína 14-3-3 no líquor de pacientes com demencia progresiva sugere a presença de doença de Creutzfeldt-Jakob. Níveis da proteína podem estar asociados a pior prognóstico de mielite transversa aguda. Adicionalmente, sua presença pode ser indicador de mau prognóstico em patologias desmielinizantes, como a esclerose múltipla
Nos quadros demenciais rapidamente progressivos, uma das hipóteses é a doença de Creutzfeldt-Jacob (DCJ), cujo diagnóstico é baseado no quadro clínico, achados de exames de imagem (RM) e eletroencefalograma (EEG).
O liquor geralmente é normal, entretanto a proteína 14-3-3 e a enolase neurônio-específica podem ser encontradas em níveis mais elevados nos quadros clínicos de DCJ.
A proteína 14-3-3 é o marcador mais estudado, entretanto atualmente tem sido visto com cautela, em função de resultados falso-negativos associados à evolução da doença, principalmente na fase inicial ou na fase tardia. Uma vez que também que pode estar aumentada em outras doenças neurológicas, vem sendo considerara um marcador de lesão neuronal, e não como um marcador específico para DCJ.
Valor de Referência
Negativo
Prazo de Liberação
21 dias úteis
Disponibilidade
24h
Referências Bibliográficas
2. Torres M, Cartier L, Matamala JM, Hernández N, Woehlbier U, Hetz C. Altered Prion protein expression pattern in CSF as a biomarker for Creutzfeldt-Jakob disease. PLoS One. 2012;7(4):e36159. doi:10.1371/journal.pone.0036159.
3. Hamlin C, Puoti G, Berri S, et al. A comparison of tau and 14-3-3 protein in the diagnosis of Creutzfeldt-Jakob disease. Neurology. 2012;79(6):547–552. doi:10.1212/WNL.0b013e318263565f