Você já se perguntou como funciona o transporte de materiais biológicos, destinados para análise clínica e diagnósticos? O transporte, ou logística, de material biológico é uma atividade bastante específica, que transportadoras precisam lidar constantemente, e é uma demanda crescente no país.
Neste artigo, iremos nos aprofundar mais sobre o tema, discutindo:
- O que é logística de materiais biológicos?
- Requisitos para empresas de logística
- Normas e regulamentos da ANVISA
- Tipos de transportes de materiais biológicos
Boa leitura!
O que é logística de materiais biológicos?
O transporte de material biológico é uma demanda comum às empresas de transporte, mas que requer cuidados específicos muito bem definidos.
Um dos pontos mais importantes está relacionado à necessidade de preservação adequada do material, enquanto ele está em deslocamento para o laboratório.
A preocupação se dá, principalmente, pelo tempo em que ele passará no transporte — o que pode impactar a sua qualidade, e no caso das análises, poderá também dar um diagnóstico impreciso.
Nunca é possível garantir totalmente a mesma condição em que ele se mantém quando está em um laboratório, e isso, em determinado momento, pode ser prejudicial à sua conservação.
Há também a necessidade de cuidados extras no transporte de material biológico em si, mas não só no tempo em que as amostras estão em deslocamento.
Além da necessidade de proteção contra choques, atritos e movimentos bruscos no modal, o manuseio deve estar sob observação constante.
Logo, antes de estar em curso para o laboratório, as pessoas envolvidas no processo precisam tomar certos cuidados com a condução dos compartimentos.
Requisitos para empresas de logística
No mercado, muitos prestadores de serviço podem ser encontrados, mas a questão principal é: quais deles são especialistas, de fato, nesse tipo de trabalho?
É claro que existem muitos parâmetros a serem seguidos e, naturalmente, nem toda empresa está capacitada a conseguir cumpri-los com o rigor requerido.
Quanto mais experiente essa empresa for nessa demanda específica, maior será a segurança no transporte de materiais biológicos para entregar a ela a responsabilidade de transportar material biológico.
E isso não depende necessariamente de quantas modalidades de transporte (ou também conhecido como modal) ela disponibiliza para seus clientes.
A questão gira em torno do preparo que a empresa tem para garantir os cuidados mais gerais com temperatura, condução sem riscos de choques, manuseio adequado e também o tempo de deslocamento desse material.
Normas e regulamentos da Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a entidade que fiscaliza e regulamenta o manuseio de materiais como medicamentos, e também o transporte das amostras biológicas no Brasil.
Rigorosamente, toda atividade relacionada a esses produtos e amostras passa pelas autorizações da instituição, que tem um importante papel na maneira como essas práticas são realizadas.
Por ser um órgão federal vinculado ao Ministério da Saúde, ele tem poder de regulamentação — e é a partir daí que as transportadoras precisam ter atenção às normas da ANVISA para transporte de materiais biológicos.
O transporte de material biológico está submetido, assim como outras atividades, ao controle de vigilância sanitária, uma das principais atribuições da Anvisa.
Esse trabalho tem a proposta de manter o controle da preservação dos materiais de amostra, assim como também preza pela proteção de quem trabalha com eles.
Por conta disso, regras e legislações são estabelecidas com rigor a fim de evitar qualquer infecção.
A Anvisa também trabalha na fiscalização dedicada aos diferentes modais de transporte no Brasil, já que, dessa maneira, garante práticas ideais, independentemente da escolha de envio de amostras biológicas.
Diante disso, há também a observação do cumprimento dos regulamentos sanitários obrigatórios no Mercosul e mundialmente.
Tipos de Transportes de Materiais Biológicos
Vamos listar os principais tipos de transporte de materiais utilizados, conhecidos também como modais de transporte, para que você possa conhecer cada um deles:
Transporte terrestre: O modal terrestre é o mais requisitado no Brasil, com 58% das demandas passando pelas estradas e rodovias do país. Todo esse potencial se mostra importante para o envio de amostras biológicas , que deve ser praticado com o rigor exigido pela Anvisa.
Transporte aéreo: Outra ótima opção de transporte é por meios aéreos, já que esses são os mais rápidos, seja no território nacional, seja em entregas internacionais. Ainda que o custo seja mais alto, naturalmente, o modal aéreo é aquele que melhor garante o cumprimento de requisitos de conservação do material.
Transporte aquaviário: Outra possibilidade em se tratando de modais nacionais são os transportes aquaviários, que têm uma demanda crescente em todo país por conta da característica litorânea do Brasil.
Assim, é possível aproveitar a infraestrutura de portos e da malha hidroviária para fazer o transporte de materiais. Neste caso é recomendado que essa atividade seja apenas para destinos internos, uma vez que o transporte aquaviário é o menos ágil entre todos.
Sem sombra de dúvidas, a logística de materiais biológicos se faz imprescindível para que os laboratórios de análise clínica tenham êxito em fornecer diagnósticos precisos para seus pacientes.
E você pode contar com o Senne Liquor Diagnóstico, de qualquer lugar do Brasil. É possível enviar as suas amostras para o nosso laboratório, através de um serviço de logística que garante a segurança e rapidez no transporte para nossas unidades.
Saiba mais sobre o nosso serviço de logística.
Solicite hoje seu exame no Senne Liquor.