A pressão arterial resulta da passagem do sangue, impulsionado pelo nosso coração, nas nossas artérias. Nós a medimos com o esfigmomanômetro e um estetoscópio, que o profissional de saúde coloca sobre a artéria radial, auscultando as pulsações geradas pelo coração.
Por sua vez, a pressão intracraniana é, como o próprio nome diz, a pressão dentro do crânio, dentro do qual temos o cérebro, o líquor, e sangue. Quando há aumento de qualquer um destes componentes, há hipertensão intracraniana. Já a diminuição leva à hipotensão intracraniana.
Tanto a hiper quanto a hipotensão intracraniana têm consequências negativas para nossa saúde. Há duas formas de medir a pressão intracraniana. A primeira é colocando um sensor dentro do crânio, o que só é feito em pacientes graves. A outra é através da punção lombar, quando o médico conecta um medidor de pressão na agulha, na hora da punção.
Não é necessário medir a pressão intracraniana nos nossos “check-ups”, como fazemos com a pressão arterial, mas é importante fazer essa medida sempre que o líquor é coletado. Essa informação ajuda no diagnóstico de várias doenças. No Senne Liquor nós medimos a pressão intracraniana sempre que coletamos o líquor. Todos os médicos de nossa equipe são altamente capacitados para a realização deste procedimento.