Exame (Nomenclatura Senne) Enterovirus (PCR Qualitativo)

Sinonímias

Enterovírus
PCR para Enterovírus

Exames Correlacionados

Painel Filmarray (PCR) e Painel PanHerpes (PCR)

Indicações

Os enterovírus são um grupo de vírus RNA da família Picornaviridae. Esses vírus foram inicialmente classificados pelo sorotipo como poliovírus (3 tipos), echovírus (31 tipos, incluindo os tipos 22 e 23, que agora são classificados como parechovírus), coxsackievírus A (23 tipos), e coxsackievírus B (6 tipos). Entretanto, estudos genômicos demonstraram que há uma diferença significante nas características biológicas dos diferentes sorotipos e mais recentemente enterovírus isolados agora são chamados com números consecutivos (Ex: EV68, EV69).
O sítio normal da replicação do enterovírus é o trato gastrointestinal onde a infecção é tipicamente subclínica. Entretanto, em uma proporção de casos, os vírus podem invadir outros órgãos, causando manifestações sistêmicas, incluindo doença respiratória leve (Ex: Gripe comum); conjuntivite; doenças das mãos, pés e boca; meningite asséptica; miocardite; e paralisia flácida aguda. Coletivamente, os enterovírus são a causa mais comum de doença de trato respiratório alto em crianças. Complementando, os enterovírus são a causa mais comum de doença do Sistema Nervoso Central (SNC); eles contabilizam quase todos os vírus recuperados em cultura viral de líquido cefalorraquidiano. A diferenciação dos enterovírus de outros vírus e bactérias que causam doença do SNC é importante para o manejo clínico e médico adequado desses pacientes.
Tradicionalmente os métodos de cultura viral necessitam, em média, de 6 dias para a detecção do enterovírus. Em comparação, o PCR real-time permite a detecção no mesmo dia. A detecção do ácido nucléico dos enterovírus por PCR é também o método diagnóstico mais sensível para o diagnóstico de infecção do SNC causada por esses vírus.

Orientações e Preparo do Paciente

Não há nenhuma orientação especifica.
Não é necessário jejum.

Material de Coleta e Recipiente

Tubo estéril (sem aditivos ou anticoagulantes)

Instruções de Coleta

Coleta de liquor deve ser realizada por médico treinado. Sempre observar se há contraindicações para a coleta do LCR tais como: Alteração no coagulograma, uso de medicações anticoagulantes, Hipertensão intracraniana, infeções no local do procedimento, agitação psicomotora do paciente. Amostra deve ser armazenada de acordo com Acondicionamento para transporte.

Volume Necessário

1,5 mL

Volume Mínimo

1,5 mL

Acondicionamento da amostra para transporte

Refrigerado entre 2° e 8° C: Até 3 dias
Congelado a -20°C: 60 dias

Metodologia

PCR em Tempo Real

Restrição operacional

N.A.

Interpretação Clínica

Positivo: Detecção do vírus específico (indicado)

Valor de Referência

---

Prazo de Liberação

São Paulo: 2 dias úteis e Campinas: 4 dias úteis

Disponibilidade

24h

Referências Bibliográficas

---