A IMPORTÂNCIA DA COLETA ESPECIALIZADA DO LÍQUIDO CEFALORRAQUEANO (LCR)

A coleta do líquido cefalorraqueano (LCR)  é um procedimento que apesar de ter baixo risco, deve ser feito com a máxima efetividade, a fim de proporcionar para o paciente o mínimo de desconforto e para o médico, o máximo de informações aumentando as chances de um diagnóstico preciso.

Por este motivo, a punção diagnóstica realizada por especialista traz inúmeras vantagens ao proporcionar maior resolutividade frente a inúmeras variáveis relacionadas tanto ao procedimento quanto à análise do LCR.

  • Manometria

A raquimanometria é um procedimento fundamental na análise do LCR, em especial no diagnóstico do Pseudotumor cerebral/Hipertensão Intracraniana Idiopática. De acordo com os critérios diagnósticos atuais, a pressão de abertura acima de 25 cm de H2O em adultos, e de 28 cm de H2O em crianças, é um parâmetro fundamental no diagnóstico desta entidade.

Além disso, a raquimanometria é de fundamental importância na avaliação de outras condições, como a neurocritpococose, que determinam importante aumento da pressão intracraniana.

  • Avaliação de Contraindicações

Embora tenha baixo risco, a punção lombar deve ser precedida de uma criteriosa avaliação quanto a possíveis contraindicações. Neste sentido, deve-se excluir o risco de herniação através da avaliação clínica da condição de base e, eventualmente, de exames de neuroimagem. Neste sentido é fundamental:

  1. Não realizar punção quando há indícios claros de risco de herniação, por exemplo, nas lesões expansivas;
  2. Não deixar de realizar, nem retardar, a punção em casos em que o LCR é crítico para o diagnóstico e o início do tratamento, como nas meningites.

Além do risco de herniação, deve-se avaliar quanto ao risco de complicações hemorrágicas. Deve-se adiar a punção enquanto a taxa de plaquetas encontra-se abaixo de 50.000/mm3 ou quando o INR está acima de 1,5. Além disso, é de fundamental importância levar em conta o uso de medicações antiagregantes e anticoagulantes. O Senne Liquor Diagnóstico, em 2016, propôs critérios claros neste sentido, apresentados na tabela abaixo.

Domingues R, Bruniera G, Brunale F, Mangueira C, Senne C.
Lumbar puncture in patients using anticoagulants and antiplatelet agents. Arq Neuropsiquiatr 2016;74(8):679-86.
  • Definições Rápidas

Uma parte substancial (cerca de 30%) do diagnóstico liquórico pode ser proporcionada pela análise imediata. A manometria, associada à análise de aspecto e cor do LCR, podem definir tratar-se, por exemplo, de uma meningite ou uma hemorragia meníngea. Além disso, o especialista pode realizar, de forma rápida, a contagem global de células, proporcionando ao médico solicitante, informações cruciais antes mesmo da análise laboratorial definitiva.

Veja a versão impressa