AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE CITOLÓGICA EM AMOSTRAS DE LÍQUOR

Tema

Estabilidade das células do LCR

Objetivos

O objetivo deste estudo foi analisar potenciais variações na contagem de células em amostras de líquido cefalorraqueano (LCR) inflamatório, de acordo com o tempo de armazenamento, avaliando a variabilidade da contagem de leucócitos, neutrófilos, linfócitos e hemácias.

Métodos

As amostras analisadas preencheram os seguintes critérios: (1) contagem global de células em câmara de Fuchs Rosenthal maior que 20 leucócitos (2) Volume adequado para as alíquotas. Este volume foi calculado de acordo com o número de alíquotas (seis) necessárias.

Avaliamos a contagem global de leucócitos e hemácias e diferencial de neutrófilos e linfócitos em 17 amostras de LCR armazenadas em temperatura ambiente, em cinco tempos T0, T1 (2 horas), T2 (4 horas), T3 (6 horas), T4 (12 horas) e T5 (24 horas). Para cada tempo foi separada uma alíquota que serviria para a contagem global e para confecção da lâmina de contagem diferencial.

Cada alíquota foi identificada, classificada pelo tempo que permaneceu em temperatura ambiente (aproximadamente 20oC)

Os procedimentos de contagem global e diferencial foram realizados por leitores experientes de acordo com as normas estabelecidas na rotina do laboratório. Na contagem global estipulou-se homogeneização da alíquota por 10 vezes e contagem da amostra na câmara de FUCHS Rosenthal. No procedimento de contagem diferencial com menos de 100 leucócitos realizava-se a citocentrifugação a 1.000 rpm por 5 minutos.

A variação das médias da contagem de células foi realizada com o método ANOVA de duas vias, seguido de comparações das médias de cada um dos tempos através do teste de Tukey. O nível de significância foi estabelecido em P<0,05.

Resultados

As contagens iniciais de leucócitos, neutrófilos, linfócitos e hemácias foram respectivamente 418,14±1147, 249,4±902,2, 116,7±175,3 e 12110±48425 por mm3. Com relação à contagem global de leucócitos não houve variância significativa com o tempo (P=0,0768), sendo que o mesmo ocorreu com a contagem de neutrófilos (P=0,2649) e hemácias (P=0,3965). Houve variância significativa na contagem de linfócitos (P=0,0002), sendo que as comparações com o teste de Tukey mostraram diferenças significativas entre os tempos T0, T1, T2 e T3 quando comparados ao T5 (24 horas), mas não quando comparados ao T4 (12 horas).

Conclusão

Embora tenha se verificado uma tendência de queda na média da contagem de todos os grupos celulares avaliados, os dados sugerem que as quedas nas contagens destas células liquóricas não sejam altamente significativas nas primeiras doze (12) horas após a coleta, com amostras armazenadas em temperatura ambiente.

Veja a versão impressa