O exame de liquor é imprescindível na identificação de diversas doenças, dando uma maior precisão do diagnóstico de tumores cerebrais pela punção lombar.
Diversos tipos de tumores podem afetar o cérebro e as meninges. Alguns destes tumores são do próprio tecido cerebral. Outros são metástases, ou seja, tumores que acometem outros órgãos, como por exemplo pulmões e mama, e que se espalham para o cérebro (metástases). Há também certos tumores sanguíneos, como leucemias e linfomas, que podem infiltrar as meninges, causando manifestações neurológicas.
O exame de líquor (LCR) ocupa papel de destaque no diagnóstico destes casos. No LCR podemos visualizar células cancerígenas, identificar estas células através de proteínas da sua superfície, com tecnologias modernas como a imuno-histoquímica e a imunofenotipagem, bem como detectar o seu material genético.
A imuno-histoquímica serve para identificar células de tumores sólidos, como pulmão, mama, etc. A imunofenotipagem no LCR detecta células de leucemias e linfomas quando estes tumores se infiltram nas meninges. Um estudo científico internacional publicado pelo Senne Liquor mostrou que a imunofenotipagem é capaz de diagnosticar comprometimento neurológico em leucemias e linfomas em casos em que os métodos convencionais foram negativos.
O Senne Liquor realiza todas as técnicas no LCR, convencionais e as mais modernas, para o diagnóstico preciso destes casos.