As causas e origens que levam a uma pessoa ter dor no rosto são variadas. Podem ser sinusites, problemas ou abscessos dentários, disfunções na articulação da mandíbula, neuralgia do trigêmeo e até mesmo um acidente cerebral vascular.
É recomendável procurar ajuda clínica principalmente se esta dor se prolonga por muitos dias e é de forte intensidade, dificultando atividades que até então eram simples, como comer e falar.
Veja a seguir com mais detalhes possíveis causas e como proceder caso ela persista. Seguem abaixo algumas das doenças que podem desencadear dor no rosto:
Dor no rosto pode significar Neuralgia do trigêmeo
Neuralgia do trigêmeo é uma condição que causa dores intensas em um lado da face. Em geral estas dores duram segundos, podem ser em queimação ou choque. Geralmente são exacerbadas por gatilhos como lavar o rosto, falar ou ingerir alimentos.
O diagnóstico é feito pelo neurologista, através dos sintomas e, eventualmente, por exames de imagem.
O tratamento é feito com medicamentos como, por exemplo, alguns antiepilépticos. Em alguns tratamentos, é comum o uso de remédios antiepilépticos. Em alguns casos é necessária a realização de um procedimento cirúrgico.
Dor no rosto pode significar Sinusite
É uma infecção que ocorre nos seios nasais, que são cavidades preenchidas por ar, que estão entre os ossos do crânio e do rosto, se comunicando com as fossas nasais. É também conhecida como rinossinusite.
Essa infecção é geralmente causada por vírus ou bactérias, e a dor na face pode ser apenas de um lado ou ambos. Geralmente, este tipo de doença é acompanhado de outros sintomas, como febre, coriza e congestão nasal, além de dores em outras partes do corpo.
No caso de sinusites bacterianas o médico prescreve antibióticos. A infecção dura alguns dias, sendo necessário procedimentos como lavagens nasais, analgésicos e muita hidratação. Ficar em repouso também é imprescindível para o tratamento.
Problemas dentários
Esse talvez seja uma das principais origens da dor no rosto, e pode apresentar complicações mais extremas se não forem tratadas da maneira correta. Além de um médico, a procura de um bom odontologista é essencial para saber como tratar essas dores.
Inflamação no dente como a periodontite, um dente trincado, cárie profunda ou um abcesso dentário podem causar dores fortemente incômodas e que se irradiam para a face. Não se esqueça que existem uma infinidade de nervos na região dentária, e as dores podem ser muito intensas.
Disfunção temporomandibular
A dor na articulação temporomandibular (ATM), acontece por um distúrbio na articulação que une a mandíbula ao crânio. A pessoa sente dores intensas ao mastigar, falar, além de apresentar dores de cabeça e sentir estalos ao contrair a mandíbula.
Esta enfermidade pode ser classificada em:
· Muscular: quando a musculatura da ATM realiza muito esforço ou sofre tensão
· Articular: sobrecarga da articulação, trauma e até doenças degenerativas
· Mista: quando ocorre a disfunção muscular e articular ao mesmo tempo
A ajuda médica e por um especialista em dor orofacial é imprescindível para o tratamento de DTM, principalmente de um cirurgião buco-maxilo-facial. Em muitos casos, o tratamento é feito com uso de analgésicos e relaxantes musculares. É também indicado o uso de placas de dormir, aparelhos ortodônticos, fisioterapia e técnicas de relaxamento.
Como a região é complexa e extremamente delicada, só em último caso, é aconselhado procedimentos cirúrgicos.
Sempre busque orientação profissional especializada.
Inflamações no ouvido ou olhos
É comum em casos envolvendo otites e lesões no ouvido repercutirem em dor no rosto. A região do ouvido é extremamente sensível, e a dor pode irradiar-se para toda a face. O otorrinolaringologista é o especialista a ser procurado nesses casos.
As inflamações nos olhos, como a celulite orbitária, blefarite, herpes ocular ou até mesmo um trauma no olho, podem causar dores intensas na face. A avaliação de um oftalmologista é imprescindível.
Dor no rosto: Quando buscar ajuda médica?
O médico deverá ser procurado sempre que os sintomas foram intensos ou persistentes.
Quando for ao médico, é bom ter algumas informações em mente para repassá-las ao profissional. Se necessário, anote algumas coisas que pode ajudar o médico a fazer um diagnóstico mais preciso como:
· Informar se a dor é no rosto inteiro, ou só em partes
· A intensidade da dor
Se há algum gatilho, como falar ou lavar o rosto.
· Se está fazendo uso de medicamentos ou tratando de outras enfermidades
· Com que frequência está indo a um dentista ou oftalmologista
· Se recebeu alguma vacinação recentemente
Leia também: Dor de cabeça: tipos, causas e tratamentos