Estudo de caso: Diagnóstico de Meningites Bacterianas com o uso do FilmArray®

No ultimo Congresso Paulista de Neurologia, realizado entre os dias 29 de maio e 1 de junho de 2019, o Senne Líquor Diagnóstico apresentou diversos pôsteres de estudos de caso, com destaque para um trabalho específico sobre o uso do FilmArray® no diagnóstico das meningites bacterianas, premiado como o terceiro melhor do Congresso.

O diagnóstico das meningites bacterianas continua sendo um grande desafio, pois os métodos convencionais apresentam baixa sensibilidade e podem demorar muito tempo até o resultado definitivo.

O FilmArray® meningites/encefalites é um sistema que utiliza a técnica de PCR multiplex automatizado para identificação rápida de 14 agentes de infecções do SNC, incluindo vírus (CMV, enterovirus, HSV-1, HSV-2, HHV-6, parechovirus e VZV), Cryptococcus e bactérias (E. coli K1, H. influenzae, L. monocytogenes, N. meningitidis, S. agalactiae e pneumoniae).

Neste estudo comparamos a performance do FilmArray® com os métodos microbiológicos convencionais para meningites bacterianas.

Dentre os 396 casos analisados, 25 foram positivos para bactérias com o FilmArray®.

Dos 25 casos positivos com o FilmArray®, apenas 47% foi positivo também com outros métodos:

Avaliamos o padrão liquórico das amostras em que apenas o FilmArray® foi positivo e verificamos que todos apresentavam pleocitose neutrofílica, aumento de proteína e lactato e hipoglicorraquia. Tais achados indicam que estes casos foram provavelmente falso-negativos com os métodos convencionais e não falso-positivos com o FilmArray®. Na tabela abaixo, exibimos os resultados dos casos positivos apenas com o FilmArray®.

Portanto, nossos achados demonstram que o FilmArray® pode aumentar consideravelmente a sensibilidade diagnóstica para as meningites, permitindo obter um resultado em pouco mais de uma hora.

Veja a versão impressa