Exame (Nomenclatura Senne) Bactérias – Identificação e Antibiograma

Sinonímias

NA

Exames Correlacionados

Cultura de bacterias

Indicações

A cultura para bactérias aeróbicas comuns pode ser realizada a partir amostra de LCR e sua condução leva em consideração as características da amostra e da bacterioscopia inicial.

O antibiograma é realizado para a bactéria isolada considerada potencialmente patogênica, segundo as normas do CLSI. Indicações: Diagnóstico de infecções bacterianas; estabelecimento de perfis de sensibilidade a antibióticos.

Diagnóstico de infecções bacterianas; estabelecimento de perfis de sensibilidade a antibióticos.

Orientações e Preparo do Paciente

Não há nenhuma orientação especifica.
Não é necessário jejum.

Material de Coleta e Recipiente

Tubo estéril seco (sem aditivos ou anticoagulantes)

Instruções de Coleta

  • Coleta de líquor deve ser realizada por médico treinado.
  • Sempre observar se há contra-indicações para a coleta do LCR: Alteração no coagulograma, uso de medicações anticoagulantes, hipertensão intra-craniana, infeções no local do procedimento, agitação psicomotora do paciente.
  • Amostra deve ser armazenada de acordo com acondicionamento para transporte.

Volume Necessário

NA

Volume Mínimo

NA

Acondicionamento da amostra para transporte

Temperatura Ambiente

Metodologia

Automatizado

Restrição operacional

NA

Interpretação Clínica

O método de referência para determinar a presença de infecção é a cultura quantitativa. Para que os resultados tenham boa correlação com a clínica, é essencial que se disponha de amostra coletada de forma adequada. Quando não se conhece a sensibilidade de um microrganismo que contribui para um processo infeccioso, devem ser feitos testes, especialmente quando se trata de espécies capazes de desenvolver resistência aos agentes antimicrobianos normalmente usados.

O teste de sensibilidade aos antimicrobianos tem importante valor preditivo negativo. Detectar resistência é mais importante do ponto de vista clínico, porque pode se saber assim a probabilidade de êxito terapêutico. Por outro lado, a sensibilidade de um microrganismo diante de um agente antimicrobiano não é certeza absoluta de sucesso no tratamento, pois as reações in vivo podem ser diferentes das que ocorrem in vitro.

Alguns microrganismos fastidiosos requerem testes de sensibilidade específicos, como por exemplo Haemophilus spp, Neisseria gonorrhoeae e Streptococcus pneumoniae. Tem-se revelado de grande importância a detecção de espécies produtoras de beta-lactamase, enzima que inativa a ação de antimicrobianos que apresentam o anel beta-lactâmico na estrutura química, como as penicilinas e cefalosporinas.

O teste é útil para as bactérias Neisseria gonorrhoeae, Haemaphilus spp., Moraxella catarrhalis, Enterococcus spp., Staphylococcus aureus e estafilococos coagulase-negativa.

Valor de Referência

Cultura Negativa

Prazo de Liberação

Até 9 dias úteis

Disponibilidade

24h

Referências Bibliográficas

1. Prevalence and antibiotic resistance profiles of cerebrospinal fluid pathogens in children with acute bacterial meningitis in Yunnan province, China, 2012-2015. Jiang H et al. PLoS One. (2017)

2. Low Yield of Positive Cerebrospinal Fluid (CSF) Culture and Bacterial PCR Tests In Paediatric Patients With A Normal CSF White Cell Count. Drew RJ, Nielsen MJ, O'Mahony G, Cunney R. Ir Med J. 2018 Feb 9;111(2):693. PMID: 29952442

3. An updated approach to healthcare-associated meningitis. Bardak-Ozcem S, Sipahi OR. Expert Rev Anti Infect Ther. 2014 Mar;12(3):333-42. doi: 10.1586/14787210.2014.890049. Review. PMID: 24512210