Exame (Nomenclatura Senne) Aquaporina 4, Liquor
Sinonímias
(Anti-NMO) - IgG (Liquor), Pesquisa de Anti Neuromielite Optica
Exames Correlacionados
Bandas Oligoclonais, Índice de IgG
Indicações
A aquaporina 4 é um componente do complexo da proteina distroglican localizado no astrócito que faz parte da barreira hemato-encefálica. O anti aquaporina 4 (anti-AQP4) é um anticorpo da classe IgG e está distribuido nos mesmos locais das lesões de neuromielite óptica (NMO).
Auxlilia no diagnóstico desta doença, especialmente na fase inicial, permitindo a diferenciação entre esta e a Esclerose Múltipla (EM) na qual o AQP4 não é encontrado.
Indicação: Diagóstico diferencial da NMO, em sua fase inicial, com esclerose múltipla (EM)
Interpretação clínica: Os anticorpos anti-aquaporina 4 (anti-AQP-4) têm sensibilidade para NMO de 50% a 95% e especificidade de 95%, de modo que sua ausência não exclui o diagnóstico de NMO.
A neuromielite óptica (NMO), ou Doença de Devic, é uma síndrome inflamatória desmielinizante crônica do sistema nervoso central (SNC). Caracteriza-se por neurite óptica e mielite aguda, que ocorrem de forma simultânea ou sequencial e seguem um curso monofásico ou recorrente.
O diagnóstico diferencial entre a NMO e a esclerose múltipla é muitas vezes difícil nas fases iniciais da síndrome, justamente quando a terapia imunossupressora apresenta melhores resultados.
A detecção de anticorpos antiaquaporina 4 contribui muito para essa diferenciação, principalmente nos pacientes em fases precoces, que tiveram um único ataque de mielite longitudinal extensa e que vão evoluir para a NMO clássica.
Em tais casos, os outros elementos importantes para o diagnóstico, especialmente os achados de ressonância magnética, costumam estar ausentes.
Orientações e Preparo do Paciente
Não há nenhuma orientação especifica.
Não é necessário jejum.
Material de Coleta e Recipiente
Tubo estéril (sem aditivos ou anticoagulantes)
Instruções de Coleta
Coleta de líquor deve ser realizada por médico treinado.
Sempre observar se há contra-indicações para a coleta do LCR: Alteração no coagulograma, uso de medicações anticoagulantes, Hipertensão intra-craniana, infeções no local do procedimento, agitação psicomotora do paciente.
Amostra deve ser armazenada de acordo com Acondicionamento para transporte
Volume Necessário
2,0 mL
Volume Mínimo
0,5 mL
Acondicionamento da amostra para transporte
Refrigerado entre 2o e 8o C: Até 4 dias
Congelado a -20°C: 22 dias
Metodologia
Transfect Cell - based assay (CBA)
Restrição operacional
NA
Interpretação Clínica
A presença de anticorpos antiaquaporina 4 está associado com neuromielite óptica e doenças relacionadas.
Em pacientes em remissão, a positividade indica risco aumentado de recidiva de mielite, neutite óptica ou ambos.
Valor de Referência
Não reagente
Prazo de Liberação
25 dias úteis
Disponibilidade
24h
Referências Bibliográficas
2. Pittock SJ et. al. Neuromyelitis optica brain lesions localized at sites of high aquaporin 4 expression. Arch Neurol. 2006; 63(7):964-8. Takahashi T et. Al. Establishment of a new sensitive assay for anti-human aquaporin-4 antibody in neuromyelitis optica. Tohoku J Exp Med. 2006 Dec;210(4):307-13