Exame (Nomenclatura Senne) Beta HCG, Liquor e Sangue

Sinonímias

NA

Exames Correlacionados

NA

Indicações

A dosagem de hCG no líquor é um marcador complementar para o diagnóstico da presença de tumores produtores no sistema nervoso central.

A gonadotrofina coriônica e um hormônio glicoproteico produzido pelas células do sinciciotrofoblasto da placenta e por alguns tumores de linhagem celular germinativa neural.

A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é sintetizada durante a gravidez pelas células sincitiotrofoblásticas. A hCG também pode ser produzida por células neoplásicas de tumores testiculares (seminomas ou não seminomas), tumores de células germinativas ovarianas, doença trofoblástica gestacional, coriocarcinoma e vários tumores não trofoblásticos, incluindo cânceres de mama, ovário, pâncreas, cervical, gástrico e hepático.

A medição de hCG é usada como adjuvante no diagnóstico de tumores de células germinativas. A presença de hCG no líquido cefalorraquidiano (LCR) é sugestiva de presença de tumor. Os germinomas puros estão associados a baixas concentrações de hCG no soro e no líquido cefalorraquidiano (LCR). Um subconjunto de tumores de células germinativas não-generomatosas contém células gigantes sincitiotrofoblásticas.

Esses tumores estão associados a concentrações de hCG moderadamente aumentadas (<1.000 UI / L) no soro e / ou no LCR, e a taxa de sobrevida em pacientes que sofrem desses tumores é pior do que a de pacientes com germinomas puros. Em contraste, os coriocarcinomas, outro subgrupo de tumores de células germinativas não-generomatosos, estão associados a concentrações muito altas de hCG (> 1.000 UI / L) tanto no soro quanto no LCR. A quantificação do hCG no LCR pode ser importante para orientar o tratamento e monitorar a resposta ao tratamento desses tumores.

Orientações e Preparo do Paciente

Não há nenhuma orientação especifica.
Não é necessário jejum.

Material de Coleta e Recipiente

Líquor: Tubo estéril seco (sem aditivos ou anticoagulantes) + Sangue: Tubo de coleta de Bioquímica (Tampa vermelha ou amarela) com ativador de coágulo

Instruções de Coleta

Coleta de sangue perIférico de acordo com o procedimento padrão.

Volume Necessário

0,5 mL

Volume Mínimo

0,5 mL

Acondicionamento da amostra para transporte

Ate 3 dias refrigerado entre 2°C e 8°C

Metodologia

Quimioluminescência

Restrição operacional

NA

Interpretação Clínica

Normalmente, a concentração de hCG no líquor é muito baixa. A presença de um tumor ativamente secretor de hCG pode elevar esta concentração.

Níveis elevados de gonadotrofina coriônica humana no líquido espinhal indicam a provável presença de metástases no sistema nervoso central ou recorrência do tumor em pacientes com tumores de células germinativas, incluindo pacientes com câncer testicular ou coriocarcinoma.

Valor de Referência

Negativo

Prazo de Liberação

10 dias úteis

Disponibilidade

24h

Referências Bibliográficas

1. Tian C, Shi Q, Xiao G, et al: CSF and serum hCG in patients without gestational and neoplastic hCG-secretion. Scand J Clin Lab Invest Suppl 2011;71:264-268

2. Tian C, Shi Q, Pu C, et al: Re-evaluation of the significance of cerebrospinal fluid human chorionic gonadotropin in detecting intracranial ectopic germinoas. J Clin Neurosci 2011;18:223-226

3. 1995–2019 Mayo Foundation for Medical Education and Research https://www.mayocliniclabs.com/test-catalog/Clinical+and+Interpretive/8877