Exame (Nomenclatura Senne) Chikungunya (PCR Qualitativo)
Sinonímias
NA
Exames Correlacionados
NA
Indicações
O vírus Chikungunya (CHIK) é um vírus de RNA do gênero Alphavirus, da família Togaviridae, e é transmitido principalmente pela picada de mosquitos infectados no gênero Aedes (A aegypti e A albopictus).
É o mesmo mosquito que transmite dengue, febre amarela e vírus zika. A maioria das pessoas infectadas pelo vírus chikungunya desenvolve alguns sintomas, mais comumente febre e dor nas articulações. Não existe tratamento antiviral específico para a infecção pelo vírus chikungunya.
A maioria dos casos de doenças ocorreu na África, Ásia, Europa e Oceano Índico e Pacífico, mas a transmissão do CHIK foi identificada em países do Caribe e regiões da América do Sul, bem como focos no sul dos Estados Unidos.
Pode-se suspeitar de infecção pelo vírus chikungunya com base nos sintomas (febre, dor nas articulações e dor de cabeça) e histórico recente de viagens. Um diagnóstico de infecção por CHIK pode ser confirmado por exames laboratoriais no líquido cefalorraquidiano.
Este ensaio foi desenvolvido para detectar apenas espécies de significado clínico e deve ser usado em pacientes com histórico clínico e sintomas consistentes com a infecção por chikungunya.
Orientações e Preparo do Paciente
Não há nenhuma orientação especifica.
Não é necessário jejum.
Material de Coleta e Recipiente
Tubo estéril (sem aditivos ou anticoagulantes)
Instruções de Coleta
Coleta de liquor deve ser realizada por médico treinado.
Sempre observar se há contra-indicações para a coleta do LCR: Alteração no coagulograma, uso de medicações anticoagulantes, Hipertensão intra-craniana, infeções no local do procedimento, agitação psicomotora do paciente.
Amostra deve ser armazenada de acordo com Acondicionamento para transporte
Volume Necessário
2,0 mL
Volume Mínimo
0,5 mL
Acondicionamento da amostra para transporte
Refrigerado entre 2 a 8ºC (preferência): 7 dias. Congelado a -20ºC: 7dias.
Metodologia
PCR em tempo real
Restrição operacional
NA
Interpretação Clínica
"Positivo / Detectado: Detecção do vírus Chikungunya
Sensibilidade de 100% e Especificidade de 98%.
Este ensaio foi desenvolvido para ser usado em pacientes com histórico clínico e sintomas consistentes com a infecção por chikungunya.
Os resultados negativos do PCR em tempo real (RT) -PC do vírus da chikungunya não impedem a infecção pelo vírus da chikungunya e não devem ser usados como a única base para o tratamento do paciente ou decisões de manejo. Todos os resultados devem ser interpretados por um profissional treinado em conjunto com a revisão do histórico de exposição do paciente e sinais e sintomas clínicos.
Resultados falso-negativos podem surgir da degradação do RNA do vírus chikungunya durante o transporte ou armazenamento incorretos e a coleta de amostras após o período em que o RNA do vírus chikungunya é normalmente encontrado no paciente (7 dias após o início dos sintomas)."
Valor de Referência
Negativo / Indetectado
Prazo de Liberação
6 dias úteis
Disponibilidade
24h
Referências Bibliográficas
2. Johnson BW, Russell BJ, Goodman CH: Laboratory Diagnosis of Chikungunya Virus Infections and Commercial Sources for Diagnostic Assays. J Infect Dis 2016 Dec 15;214(suppl 5):S471-S474. Available at https://doi.org/10.1093/infdis/jiw274
3. Morrison TE: Reemergence of chikungunya virus. J Virol 2014 Oct;88(20):11644-11647