Exame (Nomenclatura Senne) Cisticercose (Western Blot)

Sinonímias

Pesquisa de Cisticercose Western blot

Exames Correlacionados

NA

Indicações

A cisticercose é causada por infecção com a forma larvar (cisticercose) da tênia da carne de porco, Taenia solium. Um resultado de teste negativo não exclui o diagnóstico de neurocisticercose, particularmente se apenas uma única lesão cerebral estiver presente.

A sensibilidade do teste aumenta de 50% ou menos para um cisto cerebral solitário a mais de 90% se 3 ou mais cistos estiverem presentes. Anticorpos de outras infecções parasitárias, particularmente os resultados do Western Blot de anticorpo IgG cisticerco, são assim recomendados.

Exame utilizado na complementação diagnóstica de cisticercose. O homem é o hospedeiro definitivo da Taenia solium e também pode ser hospedeiro intermediário pela ingestão de água ou verduras foliáceias contaminadas, por ovos ou proglotes, desenvolvendo a forma mais grave, que é a cisticercose. Indicação: A pesquisa de anticorpos no soro e liquor pode ser utilizada de forma complementar ao diagnóstico por neuroimagem

Orientações e Preparo do Paciente

Não há nenhuma orientação especifica.
Não é necessário jejum.

Material de Coleta e Recipiente

Tubo estéril seco (sem aditivos ou anticoagulantes)

Instruções de Coleta

  • Coleta de líquor deve ser realizada por médico treinado.
  • Sempre observar se há contra-indicações para a coleta do LCR: Alteração no coagulograma, uso de medicações anticoagulantes, hipertensão intra-craniana, infeções no local do procedimento, agitação psicomotora do paciente.
  • Amostra deve ser armazenada de acordo com acondicionamento para transporte.

Volume Necessário

1,0 mL

Volume Mínimo

1,0 mL

Acondicionamento da amostra para transporte

até 1 ano congelado

Metodologia

Western Blotting

Restrição operacional

NA

Interpretação Clínica

Nas amostras de liquor, a fração não ligada à jacalina apresentou sensibilidade de 92% e especificidade de 100%(58), A análise das proteínas não ligadas à concanavalina A por WB revelou que as frações 64 a 68 kDa apresentam sensibilidade e especificidade de 100%(60).

Valor de Referência

Ausência de bandas no Western Blot

Prazo de Liberação

20 dias úteis

Disponibilidade

24h

Referências Bibliográficas

1. Del Brutto OH. Diagnostic criteria for neurocysticercosis, revisited. Pathog Glob Health 2012;106(5):299-304. Sahu PS, Seepana J, Padela S, Sahu AK, Subbarayudu S, Barua A.

2. Neurocysticercosis in children presenting with afebrile seizure: clinical profile, imaging and serodiagnosis. Rev Inst Med Trop Sao Paulo 2014; 56(3):253-8.

3. Diagnóstico laboratorial da neurocisticercose: revisão e perspectivas Silvia Yukari Togoro1; Edna Malona de Souza2; Neuza Satomi Sato3 J Bras Patol Med Lab • v. 48 • n. 5 • p. 345-355 • outubro 2012