Exame (Nomenclatura Senne) Imunoglobulina G (IgG), Liquor

Sinonímias

NA

Exames Correlacionados

Índice de IgG, Índice de Albumina, Eletroforese de Proteínas,

Indicações

Diagnóstico e acompanhamento de vários tipos de doenças. Útil na avaliação da imunidade humoral. A dosagem no liquor é Indicada em infecções do sistema nervoso central, neoplasias primárias do tecido encefálico, ou metástases e doença neurológica primária, em particular esclerose múltipla.(O índice de IgG avalia a produção de IgG intretecal e é calculado apartir do IgG analisado no soro e no liquor.)

A IgG corresponde a 70% das imunoglobulinas. Pode estar elevada ou baixa em várias doenças, de modo que o resultado alterado deve ser analisado cautelosamente, em conjunto com a clínica. Dependendo da doença investigada são necessários outros exames, uma vez que é grande o número de doenças que cursa com IgG alterada. Em situações nas quais infecções, processos inflamatórios ou neoplasias, primárias ou secundárias do tecido nervoso são evidenciadas encontra-se aumento de albumina e de imunoglobulinas no líquor. Este achado é mais frequente na esclerose múltipla, na qual a eletroforese pode mostrar aumento monoclonal da fração gama.

Orientações e Preparo do Paciente

Não há nenhuma orientação especifica.
Não é necessário jejum.

Material de Coleta e Recipiente

Tubo estéril (sem aditivos ou anticoagulantes)

Instruções de Coleta

Coleta de liquor deve ser realizada por médico treinado.

Sempre observar se há contra-indicações para a coleta do LCR: Alteração no coagulograma, uso de medicações anticoagulantes, Hipertensão intra-craniana, infeções no local do procedimento, agitação psicomotora do paciente.

Amostra deve ser armazenada de acordo com Acondicionamento para transporte

Volume Necessário

0,5 mL

Volume Mínimo

0,5 mL

Acondicionamento da amostra para transporte

Até 1 semana refrigerado a 8°C. Até 30 dias congelado a -20°C.

Metodologia

Nefelometria

Restrição operacional

NA

Interpretação Clínica

Os resultados de IgG obtidos do paciente são comparados aos valores de referência para a idade e para a população em estudo, além de levar em conta a metodologia utilizada.

Quando aumentada no liquor isoladamente, denota a existência de processo inflamatório/infeccioso no SNC, ou ainda a presença de doenças desmielinizantes ou neoplásicas, processos que podem ser secundários ou primários, que serão esclarecidos com a correlação com a dosagem sérica.

Valor de Referência

Negativo: Índice de IgG < 0,70

Prazo de Liberação

3 dias úteis

Disponibilidade

24h

Referências Bibliográficas

1. Schwenkenbecher P, Konen FF, Wurster U, et al. The Persisting Significance of Oligoclonal Bands in the Dawning Era of Kappa Free Light Chains for the Diagnosis of Multiple Sclerosis. Int J Mol Sci. 2018;19(12):3796. Published 2018 Nov 29. doi:10.3390/ijms19123796

2. Virtanen JO, Wohler J, Fenton K, Reich DS, Jacobson S. Oligoclonal bands in multiple sclerosis reactive against two herpesviruses and association with magnetic resonance imaging findings. Mult Scler. 2014;20(1):27–34. doi:10.1177/1352458513490545

3. Domingues RB, Fernandes GBP, Leite FBVM, et al. The cerebrospinal fluid in multiple sclerosis: far beyond the bands. Einstein (Sao Paulo). 2017;15(1):100–104. doi:10.1590/S1679-45082017RW3706