Exame (Nomenclatura Senne) Painel Bacteriano (PCR Qualitativo)
Sinonímias
PCR para Meningite Bacteriana, Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae, Listeria monocytogenes, Streptococcus agalactiae, Neisseria meningitidis
Exames Correlacionados
Cultura de Bactérias, Bacterioscopia, Painel Filmarray (PCR)
Indicações
Suspeita de Meningite bacteriana adquirida na comunidade.
Orientações e Preparo do Paciente
Não há nenhuma orientação especifica.
Não é necessário jejum.
Material de Coleta e Recipiente
Tubo estéril (sem aditivos ou anticoagulantes)
Instruções de Coleta
Coleta de liquor deve ser realizada por médico treinado.
Sempre observar se há contra-indicações para a coleta do LCR: Alteração no coagulograma, uso de medicações anticoagulantes, hipertensão intra-craniana, infeções no local do procedimento, agitação psicomotora do paciente.
Amostra deve ser armazenada de acordo com acondicionamento para transporte.
Volume Necessário
1,5 mL
Volume Mínimo
1,5 mL
Acondicionamento da amostra para transporte
Refrigerado entre 2° e 8° C: Até 3 dias
Congelado a -20°C: 60 dias
Metodologia
PCR em Tempo Real
Restrição operacional
N.A.
Interpretação Clínica
Um resultado positivo para 1 ou mais dos organismos sugere que o ácido nucleico do organismo estava presente na amostra. Um resultado negativo sugere que o ácido nucleico de 5 patógenos comuns do sistema nervoso central (SNC) não estava presente na amostra.
O resultado negativo não exclui a infecção do SNC em pacientes com alta probabilidade pré-teste de meningite. O ensaio não testa todos os potenciais agentes infecciosos da doença do SNC. Os resultados negativos devem ser correlacionados com o curso clínico e histórico de tratamento do paciente. Resultados falso-negativos podem ocorrer quando a concentração de ácido nucléico na amostra está abaixo do limite de detecção para o teste.
Os resultados destinam-se a auxiliar no diagnóstico de doenças e devem ser usados em conjunto com outros achados clínicos e epidemiológicos.
A detecção de DNA ou RNA microbiano depende da coleta, manipulação, transporte, armazenamento e preparação da amostra. Existe um risco de resultados falso-negativos devido à presença de estirpes com variabilidade de sequências ou rearranjos genéticos nas regiões alvo dos ensaios.
INTERFERENTES e OBSERVAÇÕES:
1. A presença de níveis excessivamente elevados de proteína (albumina) na amostra pode interferir com o teste.
2. Este teste não se destina ao uso com o líquido cefalorraquidiano coletado de dispositivos médicos internos (por exemplo, derivações externas).
3. Os resultados do teste podem ser afetados por terapia antimicrobiana concorrente ou níveis de organismo na amostra que estão abaixo do limite de detecção. Este teste não é recomendado como teste de cura.
Valor de Referência
Não detectado
Prazo de Liberação
São Paulo: 2 dias úteis e Campinas: 4 dias úteis
Disponibilidade
24h
Referências Bibliográficas
2. Liesman R, Strasburg A, Heitman A, et al: Evaluation of a commercial multiplex molecular panel for the diagnosis of infectious meningitis and encephalitis. J Clin Microbiol 2018 Feb 7. doi: 10.1128/JCM.01927-17
3. Ramanan P, Bryson A, Binnicker MJ, et al: Syndromic Panel-Based Testing in Clinical Microbiology. 2018 Jan 1;31(1):e00024-17. doi: 10.1128/CMR.00024-17
4. https://www.mayocliniclabs.com