Meningite – transmissão, diagnóstico e tratamento

A meningite é uma condição muito importante e com apresentação bastante variada, visto que ela pode ser causada por vários tipos de agentes infecciosos e não infecciosos.

Existem formas mais comuns e brandas, mas há também quadros mais graves e potencialmente fatais.

O combate à doença é de suma importância. No Brasil, o programa de vacinação inclui doses contra a meningite bacteriana que pode ser aplicada em crianças, aos 3 meses e aos 5 anos de idade. Além da vacina, outras formas de prevenção, como o isolamento das pessoas com meningites mais transmissíveis e o uso de antibióticos em contactantes destas pessoas são fundamentais. 

Veja neste artigo mais detalhes sobre a meningite, como ela é transmitida, a principal forma de diagnosticar a doença e alguns tratamentos.

O que é Meningite?

 

É um processo inflamatório das meninges, o tecido que reveste o cérebro e toda a medula espinhal.

Ao agir no tecido, a infecção afeta o funcionamento das células, causando sintomas como:

 

  • Dores de cabeça e na nuca
  • Rigidez na região do pescoço
  • Febre
  • Náuseas e vômitos constantes
  • Sonolência e até o coma 

Existem vários agentes infecciosos que causam meningite, sendo os mais comuns os vírus,  e bactérias, e outros casos raros como as infecções por fungos.

As meningites virais são mais comuns em crianças e adolescentes e causam quadros brandos. Hoje em dia são as mais comuns, principalmente depois das vacinas para meningites bacterianas terem sido difundidas. 

As meningites bacterianas são potencialmente graves e podem até levar a óbito. Além disso, podem causar sequelas definitivas como comprometimento cognitivo e surdez. As meningites por fungos são também potencialmente graves e afetam predominantemente pessoas com alguma deficiência da imunidade.

Além das infecções, as meningites podem também resultar, embora que raramente, de outras condições, como doenças autoimunes, medicamentos, etc.

Transmissão 


Os agentes infecciosos causadores de meningites são transmitidos através do contato próximo com alguém doente. A forma de transmissão depende do tipo de microrganismo. No caso das meningites virais a transmissão pode ser pelas fezes. As meningites bacterianas e por fungos geralmente são transmitidas por secreções respiratórias. Ambientes fechados e com um alto nível de aglomeração acabam aumentando as chances de contágio.

 

Diagnóstico

 

Nos casos em que há dor de cabeça e febre deve-se sempre suspeitar de uma meningite. O exame clínico é fundamental para o médico tomar a conduta. 

Para a confirmação do diagnóstico realiza-se um procedimento rápido, simples e indolor, conhecido como punção lombar, para extrair um pequeno volume do líquido que fica entre as meninges, conhecido como líquor. Trata-se de um procedimento extremamente seguro. 

Vários parâmetros são analisados, desde a pressão deste líquido (medida no momento da punção), coloração, contagem das células e parâmetros químicos como as concentrações de glicose, proteína e glicose. 

Além destas análises, o laboratório de líquor faz a pesquisa do microrganismo causador da meningite. Para isso, usa de métodos tradicionais e também de novos métodos, como a pesquisa do material genético, seja dos vírus, bactérias ou fungos causadores de meningites. 

O exame de líquor é o mais rápido e preciso para diagnosticar meningites. Além das meningites, o líquor é usado no diagnóstico de várias doenças, como Esclerose Múltipla, Doença de Alzheimer, tumores, entre inúmeras outras.

 

Tratamento

 

O diagnóstico depende do microrganismo causador. Por isso, é fundamental fazer a rápida identificação do mesmo através do exame de líquor. 

Os casos mais leves de meningite viral são tratados apenas com medidas sintomáticas, como repouso, reposição de líquidos e medicamentos para febre, náuseas e dor de cabeça. Já as meningites bacterianas requerem o uso rápido de antibióticos pela veia e, muitas vezes, medicamentos à base de cortisona. As meningites fúngicas são tratadas com antifúngicos venosos. 

Sabendo da importância do diagnóstico rápido para tratar casos de meningite, o Senne Liquor Diagnóstico trabalha, há mais de 40 anos, trazendo todos os avanços nos métodos laboratoriais de análise de líquor, sendo reconhecido nacionalmente por sua excelência e qualidade.

Realizamos a punção lombar, tanto em nossa sede como na ampla rede de hospitais para os quais prestamos serviço na área de líquor. Além disso, realizamos todas as análises e exames, incluindo os mais sofisticados, para o diagnóstico de todas as formas de meningite e das outras doenças neurológicas que podem ser identificadas através do exame de líquor.

Conheça mais sobre nossos serviços e exames aqui.