Pseudotumor Cerebral: o que é e como é Feito o Diagnóstico

Pseudotumor cerebral, como o próprio nome diz, é uma condição que causa sintomas parecidos com tumores na cabeça, como cefaleia e perda visual, na ausência de lesões cerebrais. 

Afeta mais comumente mulheres com sobrepeso e em idade reprodutiva. Pacientes com essa doença têm um aumento da pressão dentro do crânio, por excesso de produção ou falta de absorção do liquor (LCR). 

Isso causa a cefaleia e, eventualmente, a complicação mais temida: a perda visual. O exame clínico pode mostrar alterações no exame de fundo de olho, perda de campo visual, e paralisia do movimento dos olhos. Os exames complementares realizados são a ressonância e o exame do LCR. 

O LCR é fundamental no estabelecimento deste diagnóstico, e mostra um aumento da pressão, logo no momento da coleta. Isso só é possível quando é realizada a raquimanometria. 

Além da sua importância no diagnóstico, exames repetidos do LCR com raquimanometria podem ser usados para monitorar o tratamento. Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento com medicamentos, como a acetazolamida, deve ser iniciado. 

Quando não há melhora com o tratamento clínico, pode haver necessidade de tratamentos cirúrgicos para drenagem do LCR. O diagnóstico rápido permite instituir rapidamente o tratamento e, desta forma, prevenir a perda visual.    

O Senne Líquor conta com uma equipe de médicos qualificados e com treinamento para realização precisa da raquimanometria.