Quatro sinais de alerta para dores de cabeça

A maioria dos quadros de dor de cabeça reflete doenças que afetam a qualidade de vida, mas com baixo risco de morte ou sequelas. 

Esse é o caso da enxaqueca e da cefaleia tensional. Porém, a dor de cabeça pode ser sinal de doenças graves! 

Os sinais de alerta indicam a possibilidade de ocorrência de dores de cabeça potencialmente graves. Em pacientes com sinais de alerta há necessidade de exames de imagem e o liquor (LCR) é muitas vezes necessário. 

 

Os 4 principais sinais de alerta para dores de cabeça

 

Dor de cabeça súbita: quando a dor é explosiva e atinge sua intensidade máxima em alguns segundos. Pode ser causada por uma hemorragia intracraniana. 

Em algumas hemorragias o LCR é extremamente útil no diagnóstico.

 Dor de cabeça associada a febre: pode ser causada por doenças como a meningite. Nos casos de meningite o LCR é indispensável, para confirmar tratar-se de uma meningite e para apontar qual a sua causa.

Dor de cabeça refratária ou progressiva: quando a dor de cabeça vai piorando, a despeito do tratamento. Várias são as causas, entre elas o pseudotumor cerebral, que é diagnosticado por um aumento da pressão do LCR.

Dor de cabeça de início tardio: dores de cabeça que iniciam após os 50 anos sempre preocupam. Podem ser causadas por tumores ou doenças inflamatórias. 

Além dos exames de imagem, o LCR também pode ser de grande relevância no diagnóstico.   

Na presença de algum sinal de alerta não se automedique! Procure um especialista que vai fazer uma investigação adequada! 

Se o LCR for necessário, conte sempre com o Senne Liquor Diagnóstico!