30 DE AGOSTO: DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

Celebrada pela primeira vez em 2006, a data foi criada pela ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla), com o objetivo de aumentar a visibilidade e conscientização sobre a Esclerose Múltipla, seus pacientes e os desafios enfrentados por eles no dia a dia.

Você também pode se interessar por: Novas perspectivas no tratamento da esclerose múltipla: transplante de células tronco mesenquimais.

A doença atinge mais de 30 mil pessoas no Brasil e cerca de 2,5 milhões em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. A imprevisibilidade da Esclerose Múltipla (EM) tem sido superada pelos avanços científicos nas áreas de diagnóstico e tratamento da doença, considerada de difícil avaliação. Por causa dos sintomas semelhantes aos de outras patologias, a EM tem no exame de líquido cefalorraquidiano um excelente método de diagnóstico, pois ele pode demonstrar a existência de uma intensa atividade imunológica com produção de anticorpos intratecais.

O dado liquórico mais importante e útil no diagnóstico da EM é a presença de bandas oligoclonais, que ocorre em mais de 90% dos casos. O diagnóstico precoce da Esclerose Múltipla é determinante para o tratamento da doença.

Veja mais sobre o assunto em: Relação entre a mononucleose infecciosa e a esclerose múltipla.

Conheça os exames realizados em líquor que auxiliam no diagnóstico das doenças desmielinizantes: Esclerose Múltipla, Neuromielite Óptica e doença desmielinizante associada ao ANTI-MOG.