O DIAGNÓSTICO DA DOENÇA DE ALZHEIMER: COMO OBTER?

Para se obter o diagnóstico definitivo da Doença de Alzheimer (DA), é necessário um exame microscópico do cérebro, não sendo, portanto, possível  apenas pela prática clínica. O reconhecimento clínico requer uma série de informações clínicas, radiológicas e laboratoriais, visando aumentar a precisão. Os critérios para o diagnóstico da Doença de Alzheimer  foram estabelecidos internacionalmente por uma entidade chamada “National Institute on Aging and the Alzheimer’s Association (NIA-AA)”.

Esses critérios estabelecem que a doença de A pode causar uma ampla gama de sintomas, que vão de sinais leves até a demência.

Veja também: Biomarcadores de demência

O diagnóstico de demência inclui:

  • Comprometimento das atividades de vida diária (por exemplo, pagar contas, ir ao supermercado, etc.);
  • Declínio em relação ao nível prévio de funcionamento e desempenho;
  • Comprometimento cognitivo (na memória, atenção, etc.);
  • Exame das funções cognitivas feito por um profissional, cujo resultado demonstra um comprometimento objetivo.

A DA pode causar também um Comprometimento Cognitivo Leve (CCL), caracterizado por:

  • Queixa cognitiva relatada pelo paciente, informante ou observada pelo médico;
  • Preservação das AVDs (paciente continua fazendo as suas atividades prévias).

Além da demência e do CCL, existem ainda duas outras condições que podem estar associadas à Doença de Alzheimer:

  • DA pré-clínica, em que a doença já está presente no cérebro, mas ainda não causa sintomas;
  • Declínio cognitivo subjetivo, caracterizado por uma autopercepção de deterioração do desempenho mental, não detectada objetivamente por meio de testes cognitivos. Ou seja, a pessoa percebe, mas os testes não identificam.

Portanto, a DA vai de um estágio ainda sem sintomas (DA pré-clínica), passando por fases com manifestações leves (declínio cognitivo subjetivo e comprometimento cognitivo leve), chegando à demência. Isso mostra que, na medida em que as proteínas tóxicas se acumulam no cérebro, maior a deterioração cerebral e os sintomas. Portanto, todo paciente que chega a um estágio avançado de uma demência pela Doença de Alzheimer passou por todas essas fases anteriormente.

Você também pode se interessar: Importância do exame do líquido cefalorraqueano na avaliação de pacientes com demência.

Biomarcadores de DA

Os biomarcadores são exames que mostram a doença cerebral, critério principal para o diagnóstico da Doença de Alzheimer. Quando os biomarcadores apresentam resultados positivos, isso indica que a pessoa possui anormalidades relacionadas à DA em seu cérebro.

Dentre os biomarcadores, os mais importantes são feitos por meio de exames do líquido cefalorraquidiano (liquor). São eles: proteína amiloide, Tau total e Tau fosforilada (Tau-P). Pacientes com DA têm redução da proteína amiloide e aumento da Tau total e Tau fosforilada.

Veja as utilidades da dosagem destes biomarcadores no LCR:

  1. Diagnosticar que a causa da perda de memória é a DA e não outras doenças neurológicas;
  2. Detectar essas alterações em estágios iniciais dos sintomas, ou até mesmo antes do seu surgimento;
  3. Mostrar o estágio evolutivo, pois quanto mais avançada a doença, maiores são as alterações nessas proteínas.

Confira: Diferenciais do Senne Liquor na realização de dosagem dos biomarcadores de doença de Alzheimer

Embora ainda não esteja disponível no Brasil o remédio que impede o acúmulo dessas proteínas, o diagnóstico precoce permite iniciar mais cedo o tratamento convencional, tornando mais lenta a progressão da perda de memória. 

Este novo medicamento atua no acúmulo das proteínas, reduzindo-as no cérebro. É importante destacar que esses tratamentos só serão utilizados em pacientes com quadro clínico mais leve (nos quadros mais avançados não funcionam), corretamente diagnosticados e com alteração dos biomarcadores no líquido cefalorraquidiano (liquor) .

O exame de biomarcadores de Alzheimer no liquor já está disponível no Brasil e o Senne Liquor é pioneiro no uso dessa técnica, realizando esse exame com toda a precisão, desde a coleta até a análise laboratorial.

Confira aqui a relação completa de exames do Senne Liquor.