Nova técnica para diagnóstico de meningites e encefalites em crianças: artigo do Senne Liquor, publicado em revista médica americana, avalia novo método.

Título original do artigo:
Evaluation of the Utilization of FilmArray Meningitis/Encephalitis in Children With Suspected Central Nervous System Infection: A Retrospective Case Series.

Periódico:
Pediatric Emergency Care 2022;38: 58–61

Resumo:

A etiologia das meningites e encefalites é frequentemente difícil de ser estabelecida. Quando se trata de uma infecção viral, normalmente o diagnóstico etiológico preciso não é feito, a menos que se disponha de métodos moleculares. 

Nas infecções bacterianas, os métodos convencionais são pouco sensíveis (bacterioscopia) ou levam alguns dias para um resultado definitivo (culturas). O uso do PCR em líquido cefalorraquidiano (liquor) foi um grande avanço no diagnóstico dessas infecções, contudo, a pesquisa individual dos agentes etiológicos, com base na suspeita clínica, pode resultar em um atraso no diagnóstico etiológico, visto que há sobreposição na apresentação clínica desses casos. Isso pode levar à escolha errada de realizar o PCR.

Veja também: Diferenças nos achados liquóricos de meningites virais por enterovírus e outras neuroviroses agudas identificadas através do FilmArray®


O painel de meningite/encefalite (ME) FilmArray é uma PCR para identificação rápida de 14 patógenos: Streptococcus pneumoniae, Streptococcus agalactiae, Escherichia coli K1, Haemophylus influenza, Listeria monocytogenes, cytomegalovirus (CMV), enterovirus, herpes simplex 1 e 2, herpesvirus 6 (HHV-6), parechovirus, vírus da varicella-zoster e o Cryptococcus neoformans/gattii. Todos esses patógenos são testados simultaneamente e o resultado é obtido em cerca de uma  hora e meia.

O objetivo deste estudo foi avaliar potenciais contribuições clínicas do uso desse método na população pediátrica.

Métodos:
Foram relatados os resultados obtidos com FilmArray ME em uma série retrospectiva de 367 crianças com suspeita de infecção do sistema nervoso central. Foram identificados agentes virais e bacterianos pelo FilmArray, e avaliadas as potenciais contribuições diagnósticas do uso desse painel, levando-se em conta os dados citológicos, bioquímicos e microbiológicos da análise do líquido cefalorraquidiano .

Resultados:
O painel do FilmArray ME detectou uma infecção viral em 186 casos (50,7%) e infecção bacteriana em 12 casos (3,3%). Em 53 casos (28,4%) de infecção viral, houve pelo menos um achado no líquido cefalorraquidiano que poderia ser confundido com meningite bacteriana (por exemplo, pleocitose neutrofílica, pleocitose acima de 1000 células/mm3, entre outros). Houve identificação de etiologia viral (Enterovírus) em dois casos em que o liquor estava normal. Entre 12 casos de infecção bacteriana detectados pelo FIlmArray, apenas 6 (50%) tiveram resultado positivo na análise microbiológica convencional (coloração de Gram e cultura). Nesses 6 casos em que o FilmArray foi o único resultado etiológico positivo para meningite bacteriana, os achados do líquido cefalorraquidiano foram sugestivos de meningite bacteriana em todos.

Conclusões:
O painel do FilmArray ME identificou um agente etiológico em casos em que a análise convencional do liquor falhou, e também em casos em que os resultados da análise geral (citologia e bioquímica) foram duvidosos e poderiam ter levado a decisões terapêuticas equivocadas. A confirmação etiológica pelo FilmArray nesses casos contribui de forma importante para a tomada de decisões pelos pediatras que os conduzem.

Confira o artigo completo.

Veja aqui a lista completa de exames do Senne Liquor