O Tap Test e a Hidrocefalia de Pressão Normal

A hidrocefalia de pressão normal (HPN) é uma síndrome caracterizada por alterações de marcha, déficit cognitivo e incontinência urinária, sendo uma das causas potencialmente tratáveis de demência. Estudos nacionais indicam que a HPN representa de 0,5 a 10% dos casos de demência e a tríade de sintomas é identificada em apenas 50% dos pacientes. Contudo, 95% deles apresentam alteração da marcha, que é o evento mais perceptível pelos pacientes e por seus familiares.

A fisiopatologia da HPN não é totalmente conhecida. Existem evidências de distúrbio na dinâmica do líquido cefalorraquidiano, com aumento da resistência do fluxo liquórico e comprometimento da capacidade de reabsorção, decorrentes, possivelmente, de alterações viscoelásticas do parênquima encefálico associadas ao processo de envelhecimento. O acúmulo do líquido cefalorraquidiano gera expansão dos ventrículos e compressão dos tecidos cerebrais adjacentes, resultando nos sintomas observados na HPN.

O diagnóstico da HPN é feito pelos parâmetros abaixo:

  1. História e avaliação neurológica completa, com identificação de, pelo
    menos, dois dos seguintes sintomas:
  • Alterações da marcha (ex.: apraxia, ataxia, desequilíbrios, dificuldades no retorno, quedas frequentes e parkinsonismo);
  • Comprometimento cognitivo (ex.: déficit de memória e funções
    executivas);
  • Incontinência urinária e/ou fecal.
    1. Neuroimagem compatível 
      1. Tomografia de crânio
      2. Ressonância Magnética de crânio
  • Protocolo Tap-Test

Leia também: Hidrocefalia de pressão normal: como o Tap Test auxilia no diagnóstico?

Diagnósticos diferenciais da HPN

Aqui estão algumas das doenças que podem apresentar sintomas semelhantes à HPN e, portanto, devem ser consideradas como diagnósticos diferenciais durante a investigação:1. Doença de Alzheimer: Esta é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta principalmente a memória, o raciocínio e o comportamento.

  1. Doença de Parkinson: Uma condição neurodegenerativa que afeta o controle do movimento, causando tremores, rigidez e dificuldade de locomoção.
  2. Hidrocefalia com hipertensão intracraniana: Esta condição é caracterizada por um acúmulo anormal de líquido cefalorraquidiano no cérebro causando o aumento da pressão intracraniana e costuma cursar com cefaleia.
  3. Transtornos Vasculares Cerebrais: Inclui acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico, que podem causar sintomas semelhantes aos da HPN, como déficits motores e cognitivos.
  4. Tumores Cerebrais: Tumores no cérebro podem obstruir o fluxo de líquido cefalorraquidiano e causar uma variedade de sintomas, incluindo dor de cabeça, dificuldade de concentração e problemas de equilíbrio.
  5. Infecções crônicas do Sistema Nervoso Central, tais como, neurotuberculose, neurocritptococose, neuro-sífilis, entre outras infecções.

É importante descartar estes e outros diagnósticos diferenciais durante a investigação da HPN para garantir o diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

Você também pode gostar: HPN pode ser confundida com o Alzheimer e que é diagnosticada pelo Tap Test..

Benefícios do tratamento da HPN

Os pacientes com HPN desenvolvem elevados índices de incapacidade física e cognitiva. Nesse cenário, o indivíduo apresenta significativo grau de dependência funcional. Sem tratamento, o quadro clínico evolui para uma importante  deterioração das condições física e intelectual.

Um diagnóstico preciso é fundamental para orientar a indicação adequada da derivação ventrículo-peritoneal (DVP), possibilitando uma rápida recuperação da marcha, estabilização das funções cognitivas e melhora da apatia e de alterações comportamentais. Além disso, a DVP pode levar à recuperação funcional mais eficaz e reduzir os custos associados à internação hospitalar por complicações como síndrome da imobilidade, quedas, infecções urinárias e infecções pulmonares recorrentes..

A realização do Tap Test dentro de protocolo adequado é fundamental para a correta e precisa indicação da DVP.

Protocolo Tap Test

O protocolo de avaliação do Tap-Test no Laboratório Senne Líquor foi projetado para ser realizado em um único dia, permitindo comparações objetivas da performance pré e pós-punção lombar. Quando requisitado pelo médico, uma reavaliação tardia, realizada em até 48 horas após a punção, também pode ser incluída. Os testes e escalas utilizados são sensíveis às principais alterações da HPN, como as da marcha e déficits cognitivos.. O exame é feito em ambiente ambulatorial, oferecendo vantagens como redução de custos e menor risco para o paciente, sem a necessidade de internação.

Avaliação Neuropsicológica

A bateria de testes neuropsicológicos visa avaliar funções cognitivas suscetíveis à deterioração na HPN, como memória, atenção, velocidade de processamento e funções executivas. Utilizamos o índice de mudança confiável (RCI) para detectar alterações significativas nos escores entre as duas avaliações, evitando assim o efeito de aprendizagem e possibilitando uma avaliação precisa das mudanças cognitivas.

Avaliação da Marcha

A avaliação da marcha utiliza o teste de caminhada de 10 metros (10MWT) em um ambiente plano e bem iluminado. Durante o teste, o paciente é filmado, e sua performance pré e pós-punção é comparada usando um software especializado. O examinador fornece critérios tanto quantitativos quanto qualitativos do desempenho motor.

Confira: A relação clínica da hidrocefalia com o Líquido Cefalorraquidiano.

Punção lombar de até 40 ml

A punção lombar é realizada por um médico com experiência comprovada, e se dá em espaço adequado e asséptico. O exame de neuroimagem é avaliado confirmando a condição de hidrocefalia e afastando potenciais contraindicações.

Reavaliação neuropsicológica e da marcha após a punção lombar

A reavaliação neuropsicológica e da marcha segue os mesmos procedimentos adotados na avaliação inicial e são realizadas pelos mesmos examinadores.

Mensagens importantes sobre HPN e Tap Test

  • A produção e renovação liquórica contribuem para  a limpeza de conteúdos tóxicos, como o peptídeo amiloide. A HPN não tratada pode contribuir para o acúmulo de peptídeo amiloide, aumentando o risco de doença de Alzheimer;
  • O diagnóstico precoce melhora o prognóstico, proporcionando uma recuperação quase completa;
  • A tríade completa (marcha, cognição e incontinência) ocorre em pouco mais de 50% dos casos. Portanto, pacientes sem a tríade completa, mas com sintomas compatíveis, devem também ser investigados;
  • A intervenção cirúrgica (DVP) na HPN aumenta a expectativa de vida em aproximadamente três anos;
  • A realização da DVP em casos de HPN bem diagnosticados, após o emprego de um protocolo adequado de Tap-Test, é custo-efetiva. Isso significa que proporciona economia de recursos e procedimentos médicos, ao mesmo tempo em que promove maior autonomia e qualidade de vida para os pacientes.

Tap Test: Diferenciais do Senne Liquor Diagnóstico

O Senne Liquor Diagnóstico tem ampla experiência e estrutura para a realização do Tap-Test. Entre seus diferenciais estão:

  • Equipe multidisciplinar, com mais de 3000 exames realizados;
  • Avaliação neuropsicológica realizada por psicólogos experientes, com título de especialista na área;
  • Mensuração dos parâmetros da marcha por fisioterapeuta com grande expertise neste tipo de avaliação, utilizando análise computadorizada para tal;
  • Estrutura física com corredor de 14 metros especialmente desenhado para a realização do Tap Test;
  • Realização da punção lombar por médicos  altamente qualificados;
  • Assessoria de equipe de enfermagem durante a realização de todo o exame;
  • Exames realizados sob supervisão técnica do Dr. Sandro Matas;
  • Exame do líquido cefalorraquidiano realizado pelo Senne Liquor Diagnóstico, com  técnicas  modernas para a avaliação de doenças neuroimunológicas, neuroinfecciosas, neoplásicas e degenerativas;
  • Assessoria médica para discussão dos casos e resultados.

Veja aqui a relação de exames do Senne Liquor Diagnóstico.

Dessa forma, aliando precisão, experiência e inovação tecnológica, o Senne Liquor Diagnóstico contribui para que o Tap-Test e a análise de líquido cefalorraquidiano possam ser decisivos no diagnóstico e tratamento da HPN, em todas as situações clínicas em que a análise do material se faz necessária.

VEJA A VERSÃO IMPRESSA DO ARTIGO.

*Conteúdo Exclusivo do Senne Liquor Diagnóstico